Regina Buzo - Notícias Café com Leite.
Curso de processamento artesanal da banana verde.
Alunos do Senar, Regina a direita. |
O Senar promoveu em parceria com o Sindicato Rural de Mococa o curso de Processamento artesanal da banana verde, e teve inicio na sexta-feira dia 19 e foi até domingo, no Parque de exposições José André de Lima.
O instrutor Mario Eduardo Fumes de Botucatu ensinou como se faz a biomassa da banana verde, muitas receitas e benefícios desse alimento funcional nutritivo e facilmente encontrado no ambiente rural.
O Senar ( Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), busca com esse curso, contribuir com a segurança alimentar da população de modo geral, beneficiando o homem do campo quanto ao acesso a um alimento mais nutritivo, com baixo custo e melhorando a renda familiar.
(Fonte : Apostila do Senar)
Os alunos aprendem a aproveitar essa fruta tão abundante em nosso país. |
Mais de 30 receitas forma repassadas e feitas neste curso, e os alunos fizeram as principais refeições aprendendo e manuseando a biomassa.
Fizemos pão econômico, pão doce, nhoque, cuscuz, baião de dois, molhos, doces, sorvete, bolos, sucos, mousse de maracujá, maionese, arroz, feijão e muitas outras receitas utilizando a biomassa.
Fizemos pão econômico, pão doce, nhoque, cuscuz, baião de dois, molhos, doces, sorvete, bolos, sucos, mousse de maracujá, maionese, arroz, feijão e muitas outras receitas utilizando a biomassa.
Muito fácil de se fazer, é só cozinhar a banana verde por 8 minutos na pressão e processa-la ou bater em liquidificador.As cascas também podem ser usadas no preparo de alimentos.
Gostei muito do método do professor Mário, ele distribuiu as receitas entre os alunos, e eles mandavam outros alunos executarem.Depois os papéis invertiam.
Isso estimulou o trabalho em grupo tão difícil nos dias de hoje.
O resultado da "água na boca" |
O COMTUR presente como sempre, bem representado por Carlos Amatto e por mim, que também levo o nome da Prefeitura de Mococa e do Departamento de Cultura e Turismo apoiando os eventos e cursos do Senar, onde o resgate cultural, gastronômico e a valorização do campo elevam nosso Turismo Rural e demostrando nossa identidade.
Fiquem com algumas fotos do curso e desse banquete feito com nossa banana...verde.
Regina Buzo
Depto Cultura e Turismo/COMTUR
Depto Cultura e Turismo/COMTUR