Num mundo globalizado, onde todos os comportamentos e atitudes tendem a se padronizar, o diferente é constantemente buscado num mercado cada vez mais competitivo.
(Apostila Ivone Rigobello)
Foram 8 semanas de aulas teóricas, pesquisas de elementos, exercícios teoria da estamparia, exercícios teoria das cores, painel de referências, técnicas stencil, carimbos, projeto e produção de estampas.
Bem completo, estimulante, o projeto Design Estamparia , uma ação da Oficina Cultural Guiomar Novaes de São João da Boa Vista aconteceu na Casa de Cultura Rogério Cardoso em Mococa.
Coordenando a oficina, Ivone , arquiteta, trabalha há 20 anos com design de superfície – quando esta expressão nem existia – e cria peças tais como almofadas, tapetes, jogos americanos e painéis decorativos.
Ela se utiliza de fibras, cores e grafismos com uma linguagem bem brasileira, lembrando tanto a natureza quanto desenhos tribais. Segundo a própria Ivone “as fibras são como um ser vivo que teve uma história antes de chegar a mim. Elas nasceram, cresceram e morreram, tornando-se a matéria que me permite realizar meu trabalho“.
Incentivando o trabalho em grupo, foram formados 4 grupos com os alunos e cada grupo elaborou uma coleção a ser trabalhada.
Muita criatividade aflorada, esperamos dar continuidade a esse trabalho oferecido ao público de Mococa com outras propostas e outras exposições do trabalho confeccionado..